As varizes são condições que, por si só, não são consideradas graves. No entanto, a verdade é que dependendo da intensidade e da extensão do problema, elas pode ser bem incomodas.
Isso sem falar que ainda aumentam o risco para uma série de problemas, visto que são uma demonstração de que a saúde circulatória não está das melhores.
Esse fator de risco vale até mesmo para as varizes finas na pernas, também conhecidas como veias de aranha.
Portanto, se você está interessado e quer entender mais sobre o assunto, continue lendo e vamos saber mais sobre o caso.
Tipos de varizes
Para quem não sabe, existem dois tipos de varizes, a primária e a secundária.
A primária é aquela que aparece por influência de fatores hereditários enquanto a secundária surge por questão de hábitos adquiridos durante a vida.
De uma forma geral, as varizes primárias são aquelas que causam o maior desconforto estético, pois são linhas azuladas e avermelhadas, de diversos tamanhos, que se espalham especialmente nos membros inferiores de mulheres.
Elas podem compreender tanto os vasinhos mais finos quanto aqueles de maior calibre e é também o tipo mais frequente.
As varizes secundárias, por sua vez, são chamadas equivocadamente de varizes internas, mas esse termo não é adequado.
No entanto, é essencial lembrar que esse tipo de varizes é um indício de que há problemas vasculares e circulatórios nas veias mais internas dos membros.
Mais do que isso, ainda se pode classificar a extensão do problema como sendo mais leve ou mais grave.
Os casos leves são aqueles que, mesmo sendo uma doença, não trazem maiores problemas para a saúde, sendo apenas um grande incomodo estético.
Já nos casos mais graves pode ocorrer ulcerações na pele, sangramentos, infecções, eczema, espessamento da pele, flebite e até mesmo resultar em uma embolia pulmonar, que pode colocar a vida do paciente em risco.
Tratamento das varizes finas nas pernas
De uma forma geral, somente um médico é que poderá determinar qual a melhor forma de tratamento para as varizes, analisando cada caso individualmente.
No entanto, no caso das varizes finas o problema tende a ser mais simples de tratar, visto que a extensão e a gravidade do problema são menores e cremes como o Varizero dão conta do recado perfeitamente.
Nesse caso, cremes de uso tópico podem ser de grande ajuda, mas também é possível optar pro tratamentos estéticos, como laser e escleroterapia.
Converse com o seu médico e veja com tratar as varizes finas nas pernas!